Prometido e não cumprido. Meu passado e meu futuro. Tudo vira bosta. Um dia depois, não me vire as costas. Salvemos nós dois: tudo vira bosta. (Rita Lee)

quarta-feira, 6 de junho de 2007

Racionalizando.

A racionalização é um dos mecanismos de defesa ineficazes mais maduro.
    "porra, que merda" não é um exemplo de racionalização, embora utilize palavras. Racionalização é se dar conta que você está irritado com algo que foge/fugiu do seu controle, por exemplo. Ou seja: que você está frustrado.

A sublimação vai mais além, a sublimação elimina essa irritação (defende, de fato). Sublimar é, de certa forma, aceitar.
    "pois é" é um exemplo de sublimação. O ponto ruim da sublimação é que se irritar é uma coisa boa, do ponto de vista de que você conserva o seu poder ativo (i.e. modificador). Quando você sublima algo, você perdeu, se absteve. Mas o que o irritou também — perdeu a sua ação, a sua resposta; pois, mesmo que você faça algo a respeito, fará sem a intenção de modificá-lo, fará sem expressar o seu poder ativo.
    Entretanto, sublimar dói¹ menos. Vou ficar em silêncio.

1- dor psicometafísica

2 comentários:

T. C. G. disse...

Isso é um blog; eu posso começar um título com uma intenção e terminar o texto com outra, portanto.

Anônimo disse...

Pra mim, sublimar tb fazia parte do mundo da racionalização.
Pq necessariamente se utiliza de pensamentos pré-concebidos pela mente do sublimador/racionalizador.
Sublimar não é o passo evolutivo após o racionalizar?